29 de dez. de 2013

Galeria de Campeões - Suriname: Inter Moengotapoe

O nome é complicado para que não fala holandês: Hoofdklasse. Assim é conhecida, a liga de futebol de Suriname. E pela terceira vez nos últimos quatro anos o Inter Moengotapoe conquistou o titulo mais importante do país sul-americano. Os alvirrubros da cidade de Moengo dominaram a competição desde o começo da temporada e terminaram o campeonato com apenas uma derrota. Além disso, o Inter teve a melhor defesa e o melhor ataque da competição.

A liga de Suriname é composta por dez equipes (Inter, Notch, Leo VictoR, Excelsior, Transvaal, WBC, Boskamp, Robinhood, SNL e Randjiet Boys) que jogam entre si em turno e returno no tradicional formato de liga. Suriname vem passando por um fenômeno comum no futebol das Américas com tradicionais equipes se enfraquecendo devido a problemas financeiros dando lugar a equipes emergentes. Assim, os tradicionais Transvaal e Robinhood brigaram a maior parte do tempo na parte de baixo da tabela. A façanha do Inter Moengotapoe é tao incrível que um estudo feito pela publicação “El Economista” apontou a equipe do interior do Suriname como tendo o melhor aproveitamento dentre todas as equipes que disputaram campeonatos nas Américas assim como o melhor ataque com média de quase três gols por partida.

O primeiro turno do Inter Moengotapoe foi simplesmente perfeito. A equipe começou a temporada vencendo seus nove primeiros jogos. O returno dos alvirrubros foi mais modesto já que venceu “apenas” cinco partidas. A única derrota da equipe aconteceu na ultima rodada quando a mesma já tinha garantido o titulo (1-0 para o Leo Victor que terminou com o terceiro posto). Na ponta de baixo da tabela, o Randjiet Boys acabou rebaixado já que ficou na ultima posição com apenas doze pontos. O nono colocado, SNL, disputou um playoff contra o vice-campeão da segunda divisão (Boma Star) e com um 7-6 no placar agregado se manteve na primeira divisão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes