
Martininca protagonizou uma das maiores surpresas no futebol de seleções do ano. Logo na estréia da Copa Ouro, esse pequeno protetorado francês venceu a tradicional seleção canadense pela contagem mínima. Hoje o Futebol Central traz pra você o guia do Campeonato Martinicano de 2013 que começou no último dia 13.
A Liga de Futebol de Martinica é filiada a CONCACAF e a Federação Francesa de Futebol. Catorze clubes participam do campeonato em formato de liga que vai de setembro a maio totalizando 26 jogos por equipe. As equipes locais costumam contar com jogadores de outros territórios franceses como Guiana Francesa e Guadalupe além de outros países como Haiti e Guiana. Uma curiosidade do regulamento é a pontuação. Como Martinica não é afiliada a FIFA, a liga local pode ter algumas mudanças. A vitória por lá vale 4 pontos enquanto o empate 2. As derrotas dão aos clube 1 ponto na classificação. Os quatro últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão local. A última edição foi vencida pelo Club Franciscain da comuna de Le François. O Club Colonial é o maior vencedor com 19 títulos conquistados. O campeonato é bem antigo. Começou a ser disputado em 1919. As equipes de Martinica tem o direito de participar da Copa da França mas não costumam ter sucesso. Até hoje equipes de Martinica só venceram 11 partidas contra equipes francesas na Copa da França.
![]() |
| Na ultima temporada o Club Colonial (branco) foi eliminado pelo USSA Vertou |
- Club Franciscain
Equipe mais vitoriosa dos últimos 20 anos com 14 títulos, inclusive o ultimo, é o grande bicho papão do futebol local. Sempre tem jogadores convocados para a seleção principalmente os jovens meias Delem e Abaul.
- Club Colonial
Apesar de ser o maior vencedor da história da liga não vive o melhor momento de sua história. Tá certo que em 2011 encerrou um jejum de 29 anos sem título mas dois anos antes havia sido rebaixado. Sempre difícil de ser batido, o clube conta com Hérelle zagueiro titular da seleção de Martinica.
- Golden Star
Em jejum desde 1986, a equipe que já venceu a liga 16 vezes tenta voltar aos tempos áureos. Conta com o veterano de 38 anos Reuperne, autor do historico gol diante do Canada pela Copa Ouro em 2013.
- Rivière-Pilote
Equipe emergente no futebol local, tem 5 títulos na historia sendo 3 nos últimos 6 anos. Parsemain que é um dos maiores artilheiros da seleção local e já teve passagem pelo Le Mans é o craque da equipe.
- Aiglon
A equipe dirigida pelo cubano Luis Garcia tem 4 títulos na historia. Monés Chèry meia da seleção do Haiti é o destaque dentro de campo.
- Samaritaine
Os verde amarelos já venceram a liga duas vezes mas passam por graves problemas financeiros. Brigará para se manter na elite depois do titulo da segundona.
- Marionoise
Pequeno clube local venceu a liga por duas vezes. O ultimo titulo foi em 1995. A equipe é a que fica mais ao sul da ilha e faz o clássico com o Rivière-Pilote.
- US Robert
Com apenas um titulo na história em 1993, não deve ser dessa vez que a equipe da cidade homônima deve conquistar o bicampeonato. A equipe rubro-verde é a mais antiga do futebol local.
- Good Luck
A pequena equipe de Fort-de-France já conquistou o maior titulo local por duas vezes porém o ultimo titulo foi no longínquo ano de 1958. Conta apenas com jogadores locais no elenco. Brigará na parte de baixo da tabela.
- Bélimois
Nunca conquistou um título local. Costuma brigar na parte de baixo da tabela. Confia no experiente goleiro Heurlié para se manter la primeira divisão.
- Riveraine
A equipe recém promovida promete brigar para continuar na primeira divisão. Os azuis são os únicos representantes da cidade homônima na primeirona.
- Golden Lion
Casa do experiente meia Coureur com passagens por equipes francesas e espanholas e titular da seleção local deve ficar no meio da tabela.
- Diamantinoise
O clube alvi-azul de Diamant nunca conquistou um titulo na sua historia. Provavelmente a seca por aqueles lados continuará. Sem destaques individuais é uma das equipes mais fracas do ano.
- Essor Prechotin



quinta-feira, setembro 19, 2013
Marcelo Costa













Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário