22 de nov. de 2013

Clubes de Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa disputaram sétima fase da Copa da França.

A Copa da França é um dos torneios mais democráticos do mundo. Para você ter uma ideia, mais de sete mil clubes participam do torneio sejam eles amadores ou profissionais. Mas o que a Copa da França tem a ver com um site que fala sobre o futebol da CONCACAF? Dentre esses cerca de sete mil clubes, dezenas deles vem do caribe, dos departamentos ultramarinos francês. Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa realizam seletivas internas e tem direito a uma vaga cada na sétima fase da copa. Confira então como foi o desempenho dos clubes caribenhos.





  •   Club Franciscain



O conhecido bicho papão de Martinica conquistou pela decima vez o direito de jogar contra equipes europeias. A equipe que jogar com o uniforme verde e preto venceu o Rivière-Pilote na final da eliminatória local. Dos departamentos ultramarinos, Martinica é o que tem mais vitorias na historia da competição (dez assim como Reunião). O adversário sorteado foi o Concarneau da CFA, equivalente a quarta divisão francesa. A equipe da cidade Finistère recebeu os martinicanos no estádio Guy Piriou para cerca de sete mil torcedores. Mesmo atuando com um defensivo 5-3-2 os franciscanos não conseguiram segurar o ímpeto da equipe azul que contou com os gols de Gourmelon (duas vezes), Drouglazet e N’Zinga. O gol de honra dos visitantes foi marcado por Abaul nos acréscimo da segunda etapa, fechando o placar em 4-1. Mesmo com a derrota, a torcida caribenha não deixou de fazer barulho durante o jogo inteiro apoiando a equipe franciscana.



  •      US Matoury


A equipe de Guiana Francesa ganhou o direito de disputar a copa da França contra equipes europeias pela quinta vez em sua historia depois de vencer o Kawina por 4-1 na seletiva regional. Matoury que representa a capital Cayena, é a grande equipe do momento no país sulamericano já que a equipe venceu as duas ultimas edições da Copa e da Liga local. O sorteio colocou o Avranches da CFA, espécie de quarta divisão do futebol francês. O centenário Avranches teve o direito de jogar em casa no acanhado estádio René Fenouillère com capacidade para cerca de mil e duzentas pessoas. A mídia do oeste francês ressaltou a presença de torcedores do Matoury que apesar de estar em minoria fizeram muito barulho. Apesar de todo o esforço em conseguir a terceira vitória de uma equipe de Guiana Francesa nessa fase, o Matoury, que jogou de verde, acabou derrotado por 3-1. N´Dengila (duas vezes) e Bonenfant marcaram os gols da vitória dos franceses.

  • CS Moulien

        

O único a jogar em casa foi o Moulien de Guadalupe. Tal qual as outras equipe caribenhas, os azuis de Guadalupe enfrentaram uma equipe da CFA. O rival foi o pequeno Chambly que fica na região da Picardia. O Moulien já venceu a liga de Guadalupe  três vezes além de ter conquistado a copa regional por outras cinco vezes. Viajar até o Caribe geralmente é um fato a ser comemorado por equipes menores francesas já que a viagem costuma revelar destinos paradisíacos. O grande problema é não se deixar levar pelos prazeres caribenhos em detrimento do aspecto técnico. Dentro de campo as equipes de Guadalupe não costumam dar muito trabalho com apenas quatro vitorias na historia do torneio. Jogando na capital Basse-Terre para cerca de dez mil pessoas no estádio St. Claude os guadalupenses, que jogaram de azul, deram muito trabalho para os franceses mas não conseguiram evitar a derrota por 1-0 adiando o sonho de seguir em frente por mais um ano.







0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes