26 de set. de 2013

A saga do filho de portugueses no futebol de Curaçao

Uma ilha de cerca de 150 mil habitantes, apaixonada por futebol é a casa do goleiro descendente de portugueses Pedro de Sousa. O guarda-redes é jogador do Centro Dominguitu, atual campeão da Liga de Curação, conversou com o Futebol Central via Facebook e nos contou algumas histórias do futebol da ilha.


Antes de tudo vamos situar você que ainda não conhece esse simpático país. Curaçao é uma ex-colonia holandesa no sul do mar do caribe a cerca de 55 quilômetros da costa da Venezuela. Curaçao até 2010 fazia parte das famosas Antilhas Holandesas que foi dissolvida. O país é um caldeirão cultural. Por lá o idioma principal é o holandes. Mas fruto dos séculos de colonização e migrações, fala-se tambem o ingles, espanhol e uma mistura crioula de diversos idiomas chamado Papiamento. As belas praias e a pujança cultural da capital Willemstad fazem do país um dos principais redutos do turismo caribenho.

Mas vamos falar de futebol que é a nossa especialidade. O Centro Dominguitu é o clube a ser batido na temporada. Para se ter uma idéia, dos 22 jogos já disputados na atual temporada, o Centro venceu dezessete partidas. Foram apenas duas derrotas (para o Hubentut Fortuna e Centro Barber) e segundo Pedro de Sousa "A rivalidade nessa temporada conosco é enorme, no inicio da temporada todos só pensavam em tirar nossa invencibilidade". Apesar do futebol local ser semi-profissional, a torcida costuma comparecer nas partidas principalmente nas fases finais. Os grandes rivais do Centro sao o Jong Holland e o Centro Barber.


O cenário que parece maravilhoso para o Centro Dominguito esconde as dificuldades que a equipe já passou nesta temporada. "Já que o Centro não tem categoria de base, até de atacante já joguei nessa temporada pois tivemos alguns jogadores suspensos no principio da época. Mas vale tudo para ajudar a equipe". explicou o goleiro português. Os torcedores do Centro reclamam muito de algumas punições insinuando que seria para diminuir as chances da equipe. Mas Pedro garantiu que a equipe está focada e que acredita que podem vencer de novo a liga.
"Já que o Centro não tem categoria de base, até de atacante já joguei nessa temporada pois tivemos alguns jogadores suspensos no principio da época. Mas vale tudo para ajudar a equipe."
O goleiro, filho de portugueses, nasceu na ilha há 22 anos. A carreira no futebol de Curaçao nunca é facil. Ele começou na base do UNDEBA e ficou por lá até seus 13 anos. Como os pais se mudaram para o outro lado da ilha, Pedro migrou para o Scherpenheuvel onde ficou até seus 17 anos. Aos 18 anos se transferiu para o Dominguitu onde era o reserva do experiente Jairzinho Pieter. Dois anos depois, o CVV Willemstad 
 da segunda divisão local mostrou interesse, e em busca de experiencia o arqueiro aceitou a proposta. Se
 mudou para Aruba para estudar e jogou quatro meses no Britania. Quando voltou a Curaçao, fechou com o velho amor Dominguitu por onde foi campeão na temporada passada. O goleiro está resolvendo pendencia o passaporte local e espera em breve estar apto para defender a seleção local. "Seria uma enorme honra" disse ele. O sonho do jovem goleiro seria jogar numa liga de maior nível para poder se dedicar exclusivamente ao futebol. Então só podemos dedicar sorte ao simpático goleiro e que o futebol de Curaçao continue crescendo!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes