A coluna Raio-X de hoje desembarca na mais populosa "nação-ilha" do caribe. A oficialmente república socialista revolucionária dos irmãos Castro, Cuba, que em 1938 foi a primeira nação caribenha a participar de uma Copa do Mundo. Vivendo uma nova fase, o futebol cubano vem angariando adeptos e crescendo no cenário caribenho.
Cubanos comemoram o título caribenho em 2012. |
É notória a mudança cultural que vem acontecendo em Cuba. A antiga geração revoluicionário envelhecida vai perdendo espaço para uma nova mais globalizada que tenta mudar antigas tradições do país. O esporte mais popular vem sofrendo uma queda. Os mais jovens já não se interessam tanto por beisebol quanto os antigos moradores da ilha. A "garotada" quer ver futebol. E de tudo quanto é lugar do mundo. Cresce o número de torcedores de Barcelona e Real Madrid por exemplo. Na ultima Copa, os cinemas estiveram lotados de fãs do esporte. A pressão popular fez com que o canal de TV oficial da ilha começasse a transmitir jogos de futebol internacional.
A seleção nacional também vive momento de crescimento. Apesar de ter falhado nas eliminatórias, pela primeira vez conquistou o título da Copa do Caribe no ano passado. Apesar de ter perdido na estréia para Martinica e na segunda partida ter vencido com dificuldade Guiana Francesa, o time ganhou moral com uma boa vitoria diante da Jamaica avançando as semifinais quando venceu Haiti. O título veio diante do "bicho-papão" local, Trinidad e Tobago, vitória por 1-0. O momento poderia ser ainda melhor se muitos jogadores de futebol não fugissem da ilha tentando buscar melhores condições de vida, se tornando desertores, sendo impedidos de jogar pelo leões do caribe. A seleção é jovem e carece de maior experiência internacional. O fechado regime cubano acaba atrapalhando nesse intercambio diminuindo o desenvolvimento dos locais.
Ariel Martinez é um dos grandes jogadores dos leões do caribe. |
Apesar do crescente interesse pelo esporte na ilha, o campeonato nacional ainda engatinha. O FC Villa Clara é o maior vencedor do campeonato local com 13 títulos além de ser o atual tricampeão. O ultimo campeonato terminado em junho teve o Villa Clara derrotando por 4-0 o Pinar del Rio.
Entender o regulamento do campeonato nacional requer um pouco de paciência. Na primeira fase chamada de Apertura as 16 equipes são divididas em 4 grupos regionalizados com 4 equipes cada. As equipes de cada grupo jogam entre si tanto como visitante quanto local. Os 2 melhores de cada grupo estão classificados para a segunda fase chamada de Clausura. As oito equipes jogam entre si em 3 turnos (não digitei errado não, são 3 turnos mesmo). As quatro melhores equipes se classificam para as semifinais (primeiro contra quarto e segundo contra terceiro) em jogos de ida e volta. Os 2 melhores fazem a grande decisão em 2 jogos (Ufa!). A temporada costuma ir de fevereiro ate junho.
Seleção cubana chegou as quartas de finais na Copa de 1938 |
0 comentários:
Postar um comentário