18 de fev. de 2014

Confederação Pan-Americana de Futebol (parte 2)

Dando prosseguimento a série especial sobre a unificação das confederações da América do Sul, Central e Norte (CONMEBOL e CONCACAF), o Futebol Central apresentará a proposta para aquela que seria a principal competição interclubes da suposta Confederação Pan-Americana de Futebol. Quanto ao nome da nova competição teria que ser realizada uma ampla discussão mas de antemão o Futebol Central apoia que o nome deveria ser America’s Champions League que na visão do site teria uma grande penetração global.

A competição teria trinta e dois clubes na fase principal. Essas equipes seriam divididas em oito grupo onde os dois melhores de cada um desses grupos estariam classificados para as oitavas de final. Todos os confrontos eliminatórios seriam definidos por meio de sorteio sempre com os melhores classificados da fase de grupos sendo considerados cabeças de chave. Assim como acontece na UEFA Champions League e na Taça Libertadores, antes da fase de grupos aconteceriam fases qualificatórias para definição de alguns classificados.

A quantidade de vagas por país foi definida por critérios técnicos e comerciais, além de se levar em conta a tradição futebolística de cada país. Em um segundo momento, a divisão das vagas poderia ser feita por meio um ranking a ser criado pela entidade.


  • Sendo assim, Argentina, Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai teriam duas equipes cada na fase de grupos além de mais dois clubes na segunda fase qualificatória.


  • O segundo subgrupo de países teria os clubes de Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, Honduras e Paraguai. Essas nações teriam um representante cada garantido na fase de grupos. Além disso, teriam assegurado o direito a uma vaga cada na segunda fase de qualificação e mais uma na primeira fase.


  • Canadá e Caribe seriam casos especiais. Os canadenses tem algumas equipes em ligas profissionais americanas mas não podem se classificar a torneio internacionais através delas. Sendo assim, o critério utilizado na CONCACAF Champions seria mantido, dando ao país norte-americano uma vaga direta na fase de grupos. Quanto aos caribenhos, para que o torneio tenha representantes de todas as regiões do continente, seria garantido uma vaga ao campeão da CFU Club Championship além de duas vagas para o segundo e terceiro colocado para a primeira fase de qualificação.


  • As demais nações sul-americanas e centro-americanas (Belize, Bolívia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela) teriam direito a dois representantes cada na primeira fase de qualificação.

Com o proposto acima, a primeira fase de qualificação teria vinte e quatro equipes que seriam divididos em doze confrontos de ida e volta por meio de sorteio. Não haveria cabeças de chave mas evitaria que equipes do mesmo país se enfrentassem nas duas primeiras fases.

Os classificados (que seriam doze) se juntariam as dezesseis equipes que entram na segunda fase de qualificação e também disputariam confrontos eliminatórios em dois jogos.

Assim os catorze classificados se uniriam as dezoito principais equipes das Américas. As trinta e duas equipes então seriam divididas em quatro potes no sorteio para manter o equilíbrio da disputa além de manter a integração por todo o continente.

A formula acima descrita utilizaria apenas dezoito datas no total. O que você achou com a formula da competição? Concorda com a divisão das vagas? Tem alguma ideia de como melhorar o campeonato? Deixe seu comentário aqui no site ou na pagina oficial do Futebol Central no Facebook.

5 comentários:

Douglas Torraca disse...

Não curti o "America’s Champions League", é muito atlantismo. A maioria do continente fala espanhol e não inglês. Portanto, sugiro um nome mais austral para a competição.

Marcelo Costa disse...

Alguma ideia quanto ao nome Douglas? Concordo em parte com voce já que a população que fala ingles nos tres continentes é bem grande tambem.

Anônimo disse...

o meu criterio de classificação seria pela concacaf Mex 2 USA 2 CTR 1 Can 1 A. Central e Caribe 2 pela Conmebol Bra e Arg 4 e os outros 8 paises 2

Anônimo disse...

na minha humilde opiniao seria asssim 16 grupos de 3 equipes classicando 1 de cada grupo am/norte 8 vgs am/central 12 vgs caribe 7vgs am/sul 21 vgs

Anônimo disse...

O ideal seria manter o nome "Copa Libertadores", que é bastante forte.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes