20 de nov. de 2013

Atlético Marte: Altos e Baixos dos guerreiros salvadorenhos.

Nesse fim de semana a equipe do Atlético Marte pode fazer historia em El Salvador se tornando o primeiro time dopaís a terminar a primeira fase do campeonato nacional invicto. Conheça a historia dessa montanha russa chamada Atlético Marte.


Fundado em 22 de abril de 1950, o Marte viveu momentos de altos e baixos ao longo de sua historia. O começo foi espetacular: com apenas cinco anos de existência, os azuis venceram a liga salvadorenha de 1955. Nos dois anos seguintes os marcianos continuaram imbatíveis conquistando El Salvador com um tricampeonato consecutivo. Em pouco tempo a equipe da capital já era considerada grande no país. Apesar da organização acima da media para a época, os marcianos ficaram dez anos sem vencer o nacional. Em 1968 o chileno Carrasco Vivanco assumiria a equipe para fazer historia. Com o treinador chileno no comando, os marcianos venceram mais dois títulos nacionais se tornando a base da seleção salvadorenha que foi ao mundial pela primeira vez em 1970. Em 1971 a equipe teve um empate que até hoje é lembrado pelos torcedores mais antigos. O Marte jogou um amistoso no Panamá diante do Santos – BRA de Pelé e conquistaram um heroico empate em 1-1.

Atlético Marte em 1970.


Mais uma década sem glorias precedeu a melhor fase da historia do clube. O sexto titulo nacional veio em 1981 contando pela primeira vez em sua historia apenas com jogadores salvadorenhos no elenco campeão. Alias, muitos desses jogadores jogariam no ano seguinte o ultimo mundial disputado pelo país. Com o titulo salvadorenho, os marcianos ganharam o direito de disputar a Copa dos Campeões da CONCACAF do mesmo ano.  Na primeira fase o Atletico Marte eliminou os guatemaltecos do Juventud e o Tigres UANL do México. Porem a boa campanha não evitou a derrota na final para o Transvaal do Suriname. Os últimos dois títulos nacionais do clube foram conquistados em 1982 e 85. Em 1991 a equipe disputou a Recopa da CONCACAF eliminando equipes de Guatemala, Nicaragua, Costa Rica, Haiti e México se sagrando a ultima equipe do país  a conquistar um titulo continental.
Campeão da Recopa em 1991.



Mazzia é o craque da atual equipe.
Apesar do titulo a década de 90 não foi boa para o clube da capital. Passando por severa crise financeira mudaram o nome para Atlético Arabe Marte de 1998 a 2000. Em 2002 a equipe seria rebaixada a segunda divisão. Praticamente falido, o clube se mudou para Quezaltepeque onde jogou de 2006 a 2008. Na volta a San Salvador no ano seguinte veio o titulo da redenção. A conquista da segunda divisão garantiu o retorno da equipe a elite depois de um final com o estádio Cuscatlan lotado. Ate esse ano a equipe era mera coadjuvante na primeirona até que liderado por Gonzalo Mazziaos marcianos vem fazendo historia parecendo que voltarão aos tempos de glorias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes