14 de dez. de 2013

Relembre a histórica campanha do Saprissa no Mundial de Clubes de 2005.

O terceiro titulo continental do Saprissa o credenciou a disputar pela primeira vez em sua historia o mundial de clubes da FIFA em 2005. Era a segunda edição do torneio realizado pela entidade máxima do futebol mundial. Os morados fizeram historia no Japão conquistando o melhor resultado de uma equipe centro-americana em uma competição a nível mundial. Relembre a participação do Saprissa no mundial de 2005.



O Deportivo Saprissa tinha uma grande equipe naquele ano de 2005. Os destaques eram os selecionáveis do pais: o goleiro Porras, o zagueiro Drummond, os meias Bolaños, Centeno e Solís além dos atacantes Gómez e Saborío. A equipe mesclava a experiência de jogadores que haviam participado da Copa do Mundo de 2002 casos de Centeno, Drummond e Gómez que inclusive marcou dois gols no torneio com jovens talentos como Bolaños e Saborío que hoje são os principais meias da seleção tica. Vale ressaltar que na época o Saprissa não contava com estrangeiros em seu elenco graças a politica adota pelo presidente da época, Jorge Vergara, o mesmo dono do Chivas do Mexico. O sorteio colocou o Sydney FC da Australia (campeão do Campeonato de Clubes da Oceania de 2005) no caminho dos morados. O jogo de estreia foi realizado no dia doze de dezembro e terminou com vitória dos costa-riquenhos por um gol a zero. O Saprissa não foi brilhante naquela noite em Toyota mas a vitória era necessária para ter o direito de medir forças contra o campeão europeu. Hernán Medford, o treinador da equipe em 2005 declarou que o importante era conquistar a vitória sem se desgastar muito já que o Liverpool (adversário nas semifinais) não precisaria jogar aquela fase. Com esse pensamento a equipe morada jogou de forma pragmática controlando a posse de bola. O gol do jogo foi marcado por Bolaños aos 47 minutos de jogo depois de receber um lindo lançamento do lateral Azofeifa.




O adversário da semifinal era o poderoso Liverpool que não tomou conhecimento do campeão da CONCACAF. O “grandalhão” Peter Crouch abriu o placar logo no segundo minuto de jogo atrapalhando toda a tática montada por Medford. O time da terra dos Beatles impôs um ritmo cadenciado administrando desde o começo a vantagem conseguida. Os inglês aproveitavam dos passes rápidos não permitindo as ações ofensivas dos ticos. Quando o Saprissa começava a se organizar o lendário Gerrard marcou um golaço praticamente definindo o jogo aos 32 minutos. No minuto 54 Crouch marcaria mais um gol se aproveitando das falhas defensivas dos morados. Apesar de frustrante o resultado era normal já que financeiramente havia um abismo entre as duas equipes sem falar na maior experiência internacional da equipe inglesa.




O grande jogo para os morados naquele mundial seria a decisão do terceiro lugar. O adversário foi o Al Ittihad (Arabia Saudita) campeão asiático daquele ano que havia sido eliminado pelos brasileiros do São Paulo. Dado a superioridade dos sul-americanos e europeus, o vencedor daquele jogo sabia que estaria fazendo historia. Com esse objetivo em mente os ticos entraram em campo tentando mostrar seu valor pressionando os árabes. Com apenas quinze minutos, Bolaños achou Saborío livre que um belo toque venceu o goleiro Zaid. O primeiro gol era mais do que merecido já que nos primeiros vinte minutos a equipe roxa dominou o jogo. Os ticos desperdiçavam diversas oportunidades e sofreram o castigo ainda no primeiro tempo com Kallon empatando o jogo no minuto 27. Os ticos voltaram desligados do intervalo e viram Job desempatar a partida em cobrança perfeita de pênalti (González havia derrubado Kallon). Sem outra opção, os morados atacaram desesperadamente tentando ao menos levar a partida para a prorrogação. Porras fez uma grande partida salvando por diversas vezes a equipe que estava exposta aos contragolpes árabes. Já no fim da partida, Gómez recebeu belo passe e ia marcar o gol de empate mas foi derrubado dentro da área por Al Harbi. O então jovem Saborío mostou muita coragem e empatou o jogo. O gol encheu os ticos de moral que continuaram atacando e viram Saborio ser derrubado na área no ultimo minuto de jogo. O arbitro erradamente marcou falta fora da área mas Gómez soltou uma bomba fazendo o histórico gol. O terceiro lugar nunca foi superado por outra equipe da CONCACAF e naquele ano Bolaños (na época com 21 anos) foi escolhido como o terceiro melhor jogador da competição.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes