15 de jun. de 2014

As maiores Vitórias da Seleção de Costa Rica na História

Costa Rica protagonizou na tarde de ontem a primeira grande surpresa do Mundial 2014. Com uma atuação sólida, os ticos dominaram os uruguaios e conquistaram a vitória por 3-1. para muitos especialistas em futebol centro-americano, os gols de Campbell, Duarte e Ureña  não só deram os tres pontos do jogos mas também fizeram com que Costa Rica conquistasse a maior vitória em sua historia. Com base nisso, o Futebol Central resolveu lembrar outros cinco grandes triunfos da seleção tica. As vitorias não estão em ordem de importância e sim cronológica. Fica a seu critério definir qual foi a maior vitória da historia tica no futebol!!!



  • Italia 0-1 Costa Rica


A década de 1980 reservou aos ticos duas participações seguidas em Olimpiadas. Se na primeira oportunidade em Moscou 1980 os costa-riquenhos não tiveram muita sorte e foram eliminados com tres derrotas, em Los Angeles 1984 os centro-americanos fizeram historia. Depois de perder para Egito e Estados Unidos, os já eliminados ticos enfrentaram a então invicta Italia. O gol da vitória centro-americana foi marcado por Rivers aos trinta e tres minutos da primeira etapa depois de um erro da defesa italiana.




  • Costa Rica 1-0 El Salvador


A primeira vez que uma seleção se classifica para um mundial é inesquecível. Em 1989, os ticos se aproveitaram de uma sanção que a seleção mexicana sofreu por escalar jogadores irregulares um mundial sub-20 e dominou as eliminatórias da CONCACAF. O jogo decisivo foi no estádio Nacional em San Jose que contou com a capacidade máxima. Pastor Fernández marcou de cabeça o gol que o transformou em herói nacional aos cinquenta e cinco minutos de jogo. No ano seguinte, Fernández não seria convocado para o mundial e como protesto abandonaria o futebol com apenas 28 anos de idade.



  • Costa Rica 2-1 Suécia



A tradição de viradas heroicas dos ticos vem de longa data. Depois de uma vitória e uma derrota no mundial de 1990, os ticos chegaram a terceira rodada contra a Suécia, dependendo apenas de um empate para classificar mas a equipe perdia por 1-0 até os trinta minutos da segunda etapa. Foi quando Flores empatou a partida explodindo de alegria todo um continente. A inédita classificação de uma equipe da América Central seria concretizada pelos pés de Medford que finalizou um rápido contra-ataque.





  • México 1-2 Costa Rica

É inegável que os mexicanos são os maiores rivais dos centro-americanos. Os confrontos são sempre cercados de tensão, e uma vitória é sempre muito comemorada por ambos lados. Em 2001, os costa-riquenhos calaram o mítico estádio Azteca em um jogo que até hoje é lembrado como Aztecazo. Os favoritos mexicanos saíram na frente com um gol de Abundis marcando de cabeça no inicio da primeira etapa. Já na segunda etapa Fonseca empatou o jogo em uma cobrança magistral de falta e já no fim da partida, Medford aproveitou o rebote e decretou a primeira vitória tica em solo mexicano na historia.




  • Costa Rica 4-2 Portugal


Outra grande vitória dos ticos sobre europeus aconteceu também em Jogos Olimpicos. Vinte anos depois da histórica vitória contra os italianos, os ticos chegaram na ultima rodada do grupo D de Atenas 2004 com chances de classificação. Costa Rica estava na quarta colocação do grupo com apenas 1 ponto e enfrentaria Portugal que contava com o então jovem Cristiano Ronaldo. Mesmo estando atrás do placar em duas oportunidades, os ticos não se abateram em com um futebol ofensivo conquistaram uma heroica virada com gols de Villalobos, Meira (contra), Saborio e Brenes.


2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, não tem as vitórias da Costa Rica sobre Escócia e Suécia na Copa de 1990?

Marcelo Costa disse...

O erro já foi corrigido!! Desculpa pela falha. Houve um problema na formataçao da matéria.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes