1 de ago. de 2014

Guia da Liga de Honduras

Apesar de não ter uma das ligas mais ricas da região, Honduras tem o povo mais apaixonado por futebol da América Central. Com clubes tradicionais e estádios quase sempre cheios, a Liga Nacional de Futebol Professional de Honduras costuma ser extremamente equilibrada. O Futebol Central preparou esse guia para que você possa acompanhar a liga hondurenha. A competição começa na noite de hoje quando o Real España receberá o Parrillas One em San Pedro Sula.








Honduras Progreso

Nome Completo: Club Deportivo Honduras Progreso
Fundação: 2011
Estádio: Humberto Micheletti
Cidade: El Progreso
Cor: Azul
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: Promovido

Em 1965, o Club Deportivo Honduras foi um dos fundadores da Liga Profissional Hondurenha. A equipe ficou cinco anos na elite local mas acabou rebaixada e encerrando as atividades. Já em 2011, um grupo de empresários da cidade de Progreso voltou a criar um clube na região herdando a vaga deixada pelos reservas do Real España que atuavam na segunda divisão local. contando em sua maioria com jogadores da região, o Honduras Progreso venceu o Apertura e o Clausura da temporada passada para conquistar o acesso.


Marathón

Nome Completo: Club Deportivo Marathón
Fundação: 25 de Novembro de 1925
Estádio: Yankel Rosenthal
Cidade: San Pedro Sula
Cor: Verde e Vermelho
Títulos na Primeira Divisão – 8
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 9°

Em 1996 um brasileiro fez historia no clube. O ex atacante Octavio Santana anotou sete gols na vitória da equipe sobre o Jong Colombia (Curaçao) em uma competição entre campeões das copas nacionais da CONCACAF. É a maior goleada da equipe em competições internacionais e garantiu o terceiro lugar para os hondurenhos naquela edição.


Motagua

Nome Completo: Club Deportivo Motagua
Fundação: 29 de Agosto de 1928
Estádio: Nacional
Cidade: Tegucigalpa
Cor: Azul
Títulos na Primeira Divisão – 12
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 4°

O clube tem uma tradição no mínimo curiosa: os jogadores das categorias de base do clube que estram no time profissional raspam os cabelos. Apesar de não ser uma obrigação, a prática é adotada pela maioria dos jovens do Motagua.


Olimpia

Nome Completo: Club Deportivo Olimpia
Fundação: 12 de Junho de 1912
Estádio: Nacional
Cidade: Tegucigalpa
Cor: Branco
Títulos na Primeira Divisão – 28
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 2°

O Olimpia foi a primeira equipe da América Central a conseguir uma vaga no mundial de clubes da FIFA do ano de 2001. Porém todo o esforço foi em vão já que o torneio acabou cancelado pela entidade. Além de ser o clube mais antigo e vitorioso do país, os leões conquistaram a CONCACAF em duas ocasiões: 1972 e 1988.


Parrillas One

Nome Completo: Club Deportivo Parrillas One
Fundação: 14 de Fevereiro de 1993
Estádio: León Gomez
Cidade: Tela
Cores: Amarelo e Verde
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 6°

O clube pertence a uma grande loja de automóveis da cidade de San Pedro Sula que dá nome a equipe. No começo apenas os trabalhadores da empresa jogavam na equipe. Com o profissionalismo, a equipe cresceu e começou a mandar seu jogos na cidade vizinha de Tela onde conseguiu o acesso em 2013.


Platense

Nome Completo: Platense Football Club
Fundação: 4 de Julho de 1960
Estádio: Excélsior
Cidade: Puerto Cortes
Cor: Branco
Títulos na Primeira Divisão – 2
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 7°

O antigo Club Deportivo Platense foi um dos fundadores da liga profissional tendo conquistado o titulo em duas ocasiões: 1965-66 e Clausura de 2001. Porem o clube foi dissolvido em 2012 para evitar uma queda para a segunda divisão. Com o nome de Platense Futbol Club, o tubarão comprou a vaga do extinto Necaxa e permaneceu na elite hondurenha.


Real España

Nome Completo: Real Club Deportivo España
Fundação: 14 de Julho de 1029
Estádio: Francisco Morazán
Cidade: San Pedro Sula
Cores: Amarelo e Preto
Títulos na Primeira Divisão – 11
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 3°

Em 1977 o Rei Juan Carlos deu a honra a equipe de poder usar o nome “Real” se tornando a primeira equipe das Américas a receber um titulo dessa natureza. No mesmo ano foi incluído uma coroa real no escudo do Real España.


Real Sociedad

Nome Completo: Club Deportivo Real Sociedad
Fundação: 1986
Estádio: Francisco Martinez Durón
Cidade: Tocoa
Cor: Vermelho
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 1°

Apesar  de ter sido fundado na década de 80, o clube só se tornou profissional em 2011. E desde então virou sinônimo de sucesso no país. Logo na primeira temporada conquistou o acesso para e elite. E em duas temporadas já chegou a final em duas ocasiões (perdendo ambas) e terminou a ultima campanha como a melhor equipe na tabela agregada.


Victoria

Nome Completo: Club Deportivo Victoria
Fundação: 15 de Novembro de 1935
Estádio: Nilmo Edwards
Cidade: La Ceiba
Cores: Azul e Branco
Títulos na Primeira Divisão – 1
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 5°

Um ex-atacante da seleção da Palestina é um dos maiores ídolos do clube. Alejandro Naif é argentino de nascimento mas atuou pela seleção do Oriente Médio até se aposentar em 2007. Pelo clube hondurenho, Naif marcou trinta e dois gols se tornando o sétimo maior artilheiro da historia do clube.


Vida

Nome Completo: Club Social y Deportivo Vida
Fundação: 14 de Outubro de 1940
Estádio: Nilmo Edwards
Cidade: La Ceiba
Cor: Vermelho
Títulos na Primeira Divisão – 2
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 8°

O curioso nome da equipe tem origem em uma cervejaria hondurenha que fundou o clube. O primeiro nome era em homenagem a cerveja Salva Vida mas ainda nos anos 40 a cervejaria não permitiu que o nome fosse mais usado. O clube permaneceu como Vida em homenagem a Vida Castañera um dos fundadores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes