16 de jul. de 2015

Caribenhos fazem história na Copa Ouro 2015


A decima terceira edição da Copa Ouro não acabou, mas será recordada com carinho pelos caribenhos. Pela primeira vez na história da principal competição entre seleções da CONCACAF, quatro equipes da região conquistaram vaga nos play-offs. Trinidad e Tobago, Cuba, Haiti e Jamaica foram os protagonistas da façanha e seguem vivos no sonho do primeiro título de uma seleção caribenha na Copa Ouro.




A primeira seleção a garantir a vaga nas quartas de final da competição disputada em solo estadunidense foi a Haitiana. A antiga colônia francesa encarou o grupo da morte do torneio junto de EUA, Honduras e Panamá. Depois de um empate dramático na estreia diante dos panamenhos e uma derrota na sequência para os anfitriões, Haiti precisava vencer a tradicional seleção hondurenha para avançar. E graças ao segundo gol do artilheiro Duckens Nazon os Grenadiers seguem no sonho de repetir a façanha de 1973 quando o país conquistou o antigo Campeonato da CONCACAF.



Os jamaicanos foram sorteados no grupo da sensação do último mundial (Costa Rica) mas conseguiram conquistar uma classificação com autoridade. Depois de um empate diante dos ticos na estreia, os Reggae Boyz venceram Canadá e El Salvador pelo placar mínimo ficando com a liderança do grupo. O destaque da equipe comandada pelo alemão Winfried Schäfer foi o zagueiro Austin que além de marcar o gol decisivo diante dos canadenses ajudou os jamaicanos a sofrer apenas 2 gols em 3 jogos. Haiti e Jamaica se enfrentarão na briga por um lugar na semifinal.




A única chave com dois representantes da região era a “C” com Trinidad e Tobago e Cuba. Liderados pelo experiente centroavante Kenwine Jones, os trinitinos se classificaram com antecedência ao vencer Guatemala e Cuba por 3-1 e 2-0 respectivamente. Porém a grande atuação dos trinitinos foi na única partida em que eles não venceram: um emocionante empate em 4-4 com os mexicanos confirmando a liderança na chave. Já os cubanos não tiveram a mesma facilidade. Com pouca experiência internacional, a equipe sofreu uma derrota acachapante na estreia diante do México por 6-0 e chegou a última rodada precisando vencer para seguir em frente. E coube ao jovem atacante Maikel Reyes, que atua no Pinar del Rio, marcar seu primeiro gol pelos leões do caribe e se tornar herói nacional. Nas quartas de final os cubanos enfrentarão os donos da casa enquanto que os trinitinos duelarão contra os panamenhos.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes