7 de ago. de 2015

Clube da colonia árabe é o maior vencedor do futebol panamenho


Entreposto comercial por conta do canal que liga o Atlântico ao Pacífico, o Panamá historicamente abriga cidadãos de todas as partes do mundo sendo um verdadeiro caldeirão cultural. A colônia árabe fixou residência no país há 43 anos, mas sua chegada a região remonta ao longínquo 1552, transformando a província de Colón num pedaço do Oriente Médio na América Central. E como em diversos lugares do mundo, os imigrantes montaram um grande clube de futebol no novo país.



No caso panamenho, o clube da colônia é o Árabe Unido. O ano de fundação oficial da equipe é o de 1994, mas quatro anos antes, ainda chamado de Atlético Argentina, a equipe já disputava campeonatos regionais e das categorias de base. Apesar de sediado na região de livre comercio de Colón (entreposto comercial mais importante das Américas), a equipe sempre mandou suas partidas no Estádio Javier Cruz, localizado na capital panamenha, há cerca de duas horas de carro. A equipe já nasceu grande vencendo dois títulos nacionais de elite nos dois primeiros anos de existência. Desde então, os árabes venceram o caneco nacional em outras 11 oportunidades sendo o maior vencedor do país.




Se dentro do Panamá o Árabe Unido é grande, o mesmo respeito é visto internacionalmente.  Junto do Tauro, os árabes tem o maior numero de participações na fase de grupos da CONCACAF Champions League (4) tendo sido a única do país a avançar de fase. A primeira vez foi em 2009-10 quando eliminou Houston Dynamo (EUA) e Isidro Metapán (SLV) na fase de grupos e caindo nas quartas de final para o vice-campeão daquela edição: Pachuca. Em 2013-14 a equipe panamenha voltou a eliminar o Dynamo além de ter derrubado W Connection (TTO). Nem a eliminação para o Alajuelense (CRI) apagou o brilho da campanha. Além desses feitos, os árabes possuem a maior goleada na historia de competições oficiais da CONCACAF quando venceu o Jalapa (NIC) POR 19-0 na extinta Copa Interclubes da UNCAF em 2002, ano em que terminaram na segunda posição do torneio. Sendo assim, quando os árabes estrearam na CONCACAF Champions League batendo o Montego Bay United na ultima quarta-feira por 3-0, grande parte da região lembrou dos feitos da equipe panamenho que todos acreditam ser capaz de eliminar o DC United e avançar na competição.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes