6 de ago. de 2015

Jogador nascido em Guiana é o maior artilheiro da história de clube português


Não é comum um jogador ser um dos mais importantes da historia de duas nacionalidades. Porem, em geral, jogadores sul-americanos costumam ser ídolos por onde passam. Mas e se esse jogador for nascido em Guiana?




Pois o lendário Alex Bunbury conseguiu quebrar todos os paradigmas e se tornou ídolo em Portugal. Ele nasceu em 1967 na Guiana mas ainda criança de mudou para o Canadá. Na América do Norte deu os primeiros passos no futebol jogando quatro temporadas na extinta Canadian Soccer League, liga profissional criada depois da participação canadense no mundial de 1986.

Em ação pela seleção canadense

Em 1992, chegou ao West Ham como um jogador importante de sua seleção mas o pouco tempo de jogo naquela temporada forçou sua saída do clube inglês. A transferência para Portugal era a ultima grande chance da carreira do atacante. Com a camisa numero 9 e um pouco de desconfiança no inicio, o jogador conquistou a torcida rubro-verde da Ilha da Madeira marcando 60 gols em cinco temporadas. Na sua segunda temporada pelo clube, ganhou o titulo de melhor estrangeiro da liga portuguesa e vice-campeão da Taça de Portugal. Além de ser o maior artilheiro da historia do clube, detém também o recorde de mais gols em uma temporada (15).

De desconhecido à ídolo em Portugal


Em 1999, querendo voltar para perto de casa, o jogador se aventurou na até iniciante MLS jogando duas temporadas pelo Kansas City Wizards antes de se aposentar. Além de ídolo em Portugal, o jogador ajudou e muito a seleção canadense sendo o quarto maior artilheiro da história com dezesseis gols em 66 jogos. Foi um dos poucos jogadores nascidos em Guiana a ter sucesso no futebol europeu.

Fim de carreira na MLS



Em 2000, no mesmo ano em que se aposentou, Bunbury começou a se dedicar a treinar as categorias de base de clubes de Minessota. O mais curioso para os fãs brasileiros do craque, é que durante anos ele treinou o Bangu Tsunami, um clube que disputa campeonatos de base da região.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes