A FESFUT, federação salvadorenha de futebol, divulgou ontem algumas punições no escandaloso caso de manipulação de resultados que assombra o país. O caso veio a tona em agosto quando a federação local anunciou a suspensão preventiva de 22 jogadores para que as investigações fossem realizadas. Ontem, catorze jogadores foram banidos da seleção salvadorenha para sempre e a FESFUT promete levar o caso a FIFA para que os mesmo sejam banidos do esporte. A lista contem jogadores famosos. Veja caso a caso.
De acordo com a federação local, os atletas estariam envolvidos em um esquema com sites de apostas para manipulação de resultados. Quatro partidas foram manipuladas: as derrotas para o México pela Copa Ouro de 2011, para os Estados Unidos e DC United em 2010, e para o Paraguai em 2012. Além disso o amistoso contra a Venezuela realizado em maio passado segue sendo investigado e tres jogadores foram suspensos preventivamente por 30 dias: Yimmy Cuéllar, Alexander Escobar e Christian Sánchez.
O caso não é novo na região. Ano passado Guillermo Ramirez, Gustavo Cabrera e Yony Flores da seleção guatemalteca foram banidos do esporte pela federação local pelo mesmo motivo. Segundo o diretor de segurança da FIFA, Ralf Mutschke, cerca de 330000 jogos são investigados por ano e menos de 1% destes são manipulados. Além disso, Mutschke ressaltou que esse fato não é exclusivo da CONCACAF. Além de catorze jogadores punidos, Romeo Monteagudo foi suspenso por 18 meses e Eliseo Quintanilla e Víctor Turcios por 6 meses. Os casos de Benji Villalobos, Rodrigo Martínez, Rodolfo Zelaya y Emerson Umaña continuam em julgamento por mais 20 dias e seguem suspensos preventivamente. Os clubes locais terão uma janela de transferência de 15 dias para poder repor as perdas. O único jogador inocentado das acusações foi o zagueiro do FAS Carlos Carrillo de 28 anos.
Carrillo foi inocentado. |
Lista dos 14 jogadores BANIDOS:
- Luis Anaya - Zagueiro do Águila de 32 anos fez 37 jogos pela seleção.
- Osael Romero - Meia de 27 anos defende o Alianza. 69 aparições na seleção.
- Ramón Sánchez - Volante, 31 anos, joga no Vostok do Cazaquistão. 74 jogos pela seleção.
- Christian Castillo - Meia de 29 anos do LA Firpo. Convocado 35 vezes para a seleção.
- Miguel Granadino - Zagueiro de 24 anos, promessa do FAS, com 6 internacionalizações.
- Miguel Montes - Goleiro, 33 anos, também atua no Alianza. Defendeu a seleção 43 vezes.
- Dagoberto Portillo - Goleiro com 33 anos joga pelo LA Firpo e teve 11 convocações.
- Dennis Alas - Volante de 28 anos do LA Firpo. 77 jogos pela seleção.
- Darwin Bonilla - Jovem atacante de 24 anos do Águila. Cinco aparições pela seleção.
- Ramón Flores - Zagueiro de 31 anos do FAS. Convocado quinzes vezes.
- Alfredo Pacheco - Zagueiro do Isidro Metapán, 30 anos de idade. Defendeu a seleção em 86 jogos.
- Mardoqueo Henríquez - Zagueiro de 26 anos atua no Águila. 33 jogos pela seleção.
- Marvin González - Zagueiro do Santa Tecla de 31 anos. Convocado 83 vezes.
- Reynaldo Hernández - Zagueiro de 29 anos do Águila. Dez internacionalizações.
NOTA DO SITE FUTEBOL CENTRAL: Parabéns a Federação Salvadorenha pela coragem em investigar e punir alguns de seus principais jogadores. Que essa atitude sirva de exemplo para a moralização do futebol e o fim da corrupção entre jogadores e cartolas.
0 comentários:
Postar um comentário