Conhecido como rico paraíso fiscal, Ilhas Cayman ainda engatinha quando o assunto é futebol. Com maioria avassaladora de amadores, são raros os jogadores da seleção nacional profissionais. Em geral os profissionais são jogadores com descendência caimanêsa que moral em outros países. Porém já faz um tempo que a federação local tenta mudar esse panorama a partir das seleções de base. E desse projeto parece surgir o que pode ser o primeiro grande jogador local. Mark Ebanks é o primeiro jogador de Ilhas Cayman a conseguir assinar um contrato profissional em uma liga dos EUA. Conheça a historia desse jovem talento.
Ebanks fechou contrato no final de Outubro e a importância dessa assinatura foi tão grande para o futebol local que até o presidente da CONCACAF Jeffrey Webb, também nascido em Cayman, parabenizou o jovem atacante reforçando a importância dos projetos de desenvolvimento do esporte em pequenos países. Com características de velocidade vem sendo tratado no clube como um jogador para o futuro. Ainda em treinamento, o caimanes ainda se adapta a rotina profissional da equipe da Flórida.
Ebanks já jogou cinco vezes pela seleção de seu país mas ainda não conseguiu conquistar nenhuma vitória. O melhor resultado foi um empate diante de Republica Dominicana por 1-1. Nesse jogo, o gol de sua seleção foi marcado por ele assim como na derrota para El Salvador. Nas eliminatórias para o mundial de 2014 só Ebanks marcou gols para Ilhas Cayman. Depois de passar por Future SC do futebol local e de ter uma experiência de treinamentos no Ashford Town, clube que disputa a sétima divisão do futebol inglês o jogador parece evoluir e quem sabe um dia elevar o nível da seleção de Ilhas Cayman que atualmente ocupa o modesto 192 posto no ranking da FIFA.
0 comentários:
Postar um comentário