27 de ago. de 2013

Guia da CONCACAF Champions League - Parte 1

Nada melhor que iniciar o blog com a competição
interclubes mais importante do continente. Hoje falaremos das equipes costa-riquenhas que estão disputando o torneio. Falaremos um pouquinho da historia e o que esperar de Alajuelense, Herediano e Cartagines.



  • Alajuelense




A Liga Deportiva Alajuelense (também conhecida como "La Liga") é um dos 3 grandes do futebol costa-riquenho. Disputa a competição por ter sido campeão de Invierno em 2012 (como o torneo apertura é conhecido por la, lembrando que a Costa Rica segue o calendário europeu). Fundado em 1919, foi o primeiro clube do país a ser campeão continental (1986, repetindo o feito em 2004). Manda seus jogos no Alejandro Morera Soto (Scotiabank) onde quase 18000 "liguistas" costumam empurrar o rubro-negro de Alajuela (segunda maior cidade do país com cerca de 43000 habitantes).


Atualmente a equipe é dirigida por Oscar Ramirez conhecido como "el Machillo" que voltou ao comando "manudo" em maio desse ano. Ramirez tem 4 títulos pelo clube. O elenco basicamente é formado por atletas locais. O cara do time é o meio-campista da seleção costa-riquenha Ariel Rodriguez de 27 anos. O elenco conta com o lateral esquerdo brasileiro Maurim Vieira, formado nas categorias de base do Corinthians e com passagem apagada pelo Vitoria-BA.

Apesar de tradicional, os rubros negros não devem brigar pelo titulo. Estão no grupo 4, com America-MEX e Sporting San Miguelito-PAN, e briga pelo segundo posto com a equipe panamenha. O America deverá ficar com a vaga do grupo.

  • Herediano




Os campeões do torneio "Verano" representam umas das equipes mais antigas do país. Fundado em 1921, a equipe nunca venceu a Champions. Baseado em Heredia, uma pequena cidade a oeste da capital, manda seus jogos no Eladio Rosado Cordero para aproximadamente 8700 pessoas. Suas cores são o amarelo e vermelho.


O ex-jogador Marvin Solano é o treinador da equipe que conta com um conjunto forte porem sem grandes destaques individuais. Dificilmente repetirá o desempenho de 1989, quand alcançou as semis, porém não deve passar de fase em um grupo com o multi-campeao Cruz Azul e o frágil Valencia-HAI.

  • Cartagines




O Cartagines é o clube mais antigo do país, fundado em 1906. Apesar disso, Loz Azules não vencem o Nacional desde 1940. Conquistou o maior titulo da CONCACAF uma vez, em 1994, numa final histórica contra o Atlante do México. Manda seus jogos no Jose Rafael Meza para mais de 13000 pessoas na bela cidade de Cartago.


O goleiro Luis Torres e o zagueiro Carlos Johnson sao da seleção nacional. Dois brasileiros compõem o elenco, o zagueiro Ricardo, formado na base santista e com passagens pelo interior mineiro, e o atacante Neto Mineiro que rodou bastante no interior paulista e fez sucesso na Guatemala. O ex-jogador Javier Delgado, que ja comandou as principais equipes do país, lidera o elenco azul, que esta no grupo 8 junto de LA Galaxy e dos salvadorenhos do Isidro Metapan. Brigarão pelo segundo lugar e dificilmente avançarão mais.






Tal qual a seleção nacional, atualmente, as equipes costa-riquenhas não conseguem quebrar a hegemonia dos Mexicanos e Estadunidenses, mais ricos e organizados. O futebol local é carente de reforços estrangeiros e experimentados. A liga costa-riquenha é sempre muito equilibrada, o que impede que o país tenha uma equipe que reúna os principais jogadores locais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes