7 de fev. de 2014

Entrevista: Nelson Peña (Presidente AFE e Moca FC)

Nelson Peña é um dos dirigentes mais importantes do atual cenário do emergente futebol dominicano. Peña comanda uma das principais associações de futebol no país, a de Espaillat além de presidir o Moca FC, o atual campeão da primeira divisão da República Dominicana. Ele falou das expectativas para o ano de 2014 além de explicar como anda o desenvolvimento do futebol local.



FUTEBOL CENTRAL: Por que equipes dominicanas não participam da CFU Club Championship, o principal torneio interclubes caribenhos que garante vagas CONCACAF Champions League?

Devido a nossa realidade financeira, é um evento cujo custo econômico está muito além das possibilidades dos nossos clubes.

FUTEBOL CENTRAL: Qual a sua opinião sobre o momento da seleção de República Dominica? O que falta para chegar a Copa Ouro?

A atual gestão da federação dominicana faz o melhor trabalho de sua história , no entanto, é preciso que se de mais tempo para integrar os jogadores atuam no exterior.

FUTEBOL CENTRAL: Quais são os planos do Moca para 2014?

Nossos principais objetivos : continuar o trabalho em nome da Academia de Futebol Real Moca que é o combustível do desenvolvimento do futebol local. Fazer uma cerimonia de premiação para reconhecer o trabalho feito por todos no ano anterior, organizar um torneio de primeiro nível no meio da temporada aproveitando as férias de alguns países para contratar alguns reforçoes; além do 24° Jogos do Padre Vicente , onde envolvemos toda a comunidade de Moca por dois fins de semana. Esse torneio acontece no mês de agosto e  envolve cerca de vinte associações e clubes com crianças menores de 13 anos o que ajuda a desenvolver e trazer novos praticantes ao futebol.

FUTEBOL CENTRAL: O Beisebol dominicano é conhecido e admirado em todo mundo. Como é trabalhar com o futebol em um país que prefere outros esportes ?

Para o futebol dominicano é muito difícil conseguir os recursos necessários para empreender as ações para o desenvolvimento do futebol na ilha, no entanto, a Associação de Futebol de Espaillat - AFE , organização que dirige o Moca FC, pode executar programas anuais porque em Moca , cidade da província de Espaillat o futebol é o esporte mais popular e por isso recebemos uma ajuda do empresariado local além dos políticos. Não como deveria ser mas é uma ajuda crucial para manter as atividades. É claro que esses recursos são frutos do trabalho a longo prazo que realizamos aqui e os resultados são conhecidos por todos nos país.

FUTEBOL CENTRAL: Nos últimos anos alguns jogadores dominicanos vem se destacando em ligas estrangeiras. Qual sua opinião sobre dois dos principais jogadores do país: Jonathan Fana e Heinz Barmettler ?

Jonathan Fana é um excelente jogador que abriu as portas do exterior para jogadores dominicanos residentes no país . Barmettler, também é um bom jogador com a diferença de não ter sido desenvolvido em nosso país. A eles só posso desejar muita sorte e que Deus ilumine os seus passos no futebol internacional.

FUTEBOL CENTRAL: No final do ultimo ano, a comunidade dominicana recebeu a noticia da reabertura do estádio Olimpico Feliz Sánchez em Santo Domingo (capital da Republica Dominicana) que tradicionalmente abriga o futebol nacional. Quão importante é o retorno do Estádio Olímpico Feliz Sanchez para o desenvolvimento do futebol Dominicano?


É um momento de gloria do futebol nacional. O lugar onde nos reunimos. O retorno para casa de onde nunca deveríamos ter saído.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes