30 de out. de 2013

Panamá poderia voltar para as eliminatórias de 2014

Uma noticia sacudiu o Panamá na noite de ontem. Segundo o Diario La Estrella, o argentino naturalizado mexicano Christian Gimenez já teria jogado uma competição oficial da FIFA pela seleção sul-americana  o que o impediria de jogar por outra seleção sem autorização previa da entidade máxima do futebol. Os dirigentes da Federação Panamenha já estudam o caso e prometem entrar com uma ação nas próximas horas. Entenda o caso:





Christian Gímenez jogou seis partidas pelo Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2001 que foi disputado no Equador. Segundo o Estatuto da FIFA, nenhum jogador que tenha participado total ou parcialmente de uma partida oficial por qualquer categoria não pode participar de jogos por outra associação. Gímenez inclusive marcou um gol por aquela competição. Pela seleção Mexicana, o jogador atuou vinte e cinco minutos no duelo diante do Panamá.
Segundo as  regras da Fifa, um jogador que defende uma seleção na base pode mudar a opção para defender a seleção principal, desde que antes dos 21 anos e se ainda não disputou jogos oficiais na seleção de cima.


O caso é semelhante a outros que já ocorreram na América Central. Em 2010, a seleção salvadorenha de futebol sub-20 foi eliminada das eliminatórias para o torneio continental da categoria por escalar Dustin Corea que já havia jogado pela seleção estadunidense sub-17. A própria seleção mexicana pediu autorização a FIFA para convocar o argentino Sambueza para o duelo contra a Nova Zelândia mas a Federação negou o pedido. O caso parece claro e Panamá parece estar próximo de ter de volta o sonho de jogar o Mundial.

2 comentários:

Unknown disse...

Bacana, amigo.

Gosto muito do seu trabalho :)

Marcelo Costa disse...

É uma honra receber esse comentário.

Muito obrigado pela força!!!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes