11 de out. de 2013

Copa ABCS: Futebol no Caribe Holandês.

Anualmente, as seleções de Aruba, Bonaire, Curaçao e Suriname, países caribenhos de origem holandesa se reúnem para disputar um torneio de futebol. A copa ABCS além de promover o desenvolvimento das seleções locais, tem como objetivo integrar e preservar as culturas dos países de linguá holandesa. Sempre imprevisível, a Copa ABCS costuma produzir jogos com muitos gols e equilíbrio. Daqui a um mês, o estádio Ergilio Hato em Curaçao sediará o evento e como forma de "aquecimento", o Futebol Central preparou um especial contando a história das edições anteriores.

A copa ABCS é disputado em formato de mata-mata. As seleções são sorteadas em dois grupos e os vencedores de cada jogo fazem a final. Em caso de empate, prorrogação e pênaltis estão previstos para definir o vencedor. Cada ano, um dos participantes sedia o evento. A edição 2013 deveria ser sediada por Bonaire que abriu mão do direito.

A primeira edição do torneio aconteceu em 2010 na cidade Willemstad em Curaçao. Os locais venceram a semifinal com facilidade ao bater Aruba por 3-0. A tradicional equipe de Suriname goleou Bonaire por 4-2 na outra semi garantindo a vaga na final. Os sul-americanos ficaram com o titulo ao vencer Curaçao nos pênaltis por 6-5 após um empate de 2-2 no tempo normal. O torneio foi um sucesso, com a apaixonada população de Curaçao comparecendo ao estádio. A nota triste ficou por conta da desistência de Bonaire na final de terceiro lugar por não concordar com um pênalti assinalado quando a partida estava empatada em 3-3.
Suriname ficou com o titulo em 2010.

Já em 2011, o torneio veio parar na América do Sul, na capital de Suriname: Paramaribo. Bonaire e Aruba surpreenderam os favoritos e fizeram a final ao bater Curaçao (3-1) e Suriname (0-0; 5-4 nos pênaltis).A final mais uma vez foi equilibrada e decidida nos pênaltis. Como na edição anterior a partida terminou em 2-2. Breinburg e Gomez desperdiçaram as cobranças e Bonaire ficou com o titulo fazendo 4-3.


Aruba sediou a edição de 2012. A maior goleada da historia ocorreu nas semifinais quando Suriname golearam Bonaire em Orangestad (capital de Aruba). Um impiedoso 8-0 com direito a gol de Gio Drenthe, irmão de Royston Drenthe que já jogou até pelo Real Madrid. Os locais passaram com muita dificuldade por Curaçao (3-2).  Na final, pela primeira vez, a equipe que sediou o evento ficou com o titulo, já que os arubanos venceram por 1-0. Gilkes aos 35 da primeira etapa marcou o gol do titulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes