22 de mai. de 2014

Em 1938 Cuba protagonizou a Primeira Zebra das Copas do Mundo

Faltando exatos vinte dias para o inicio do vigésimo mundial da FIFA, o FUTEBOL CENTRAL resolveu fazer uma contagem regressiva com os vinte momentos das seleções centro-americanas e caribenhas em mundiais. E que tal começarmos com a primeira zebra das historias dos mundiais?



A terceira Copa do Mundo em 1938 foi palco da primeira grande surpresa na historia da competição. A inexperiente seleção cubana viajou até a França para ser a primeira representante do caribe na competição. E o sorteio colocou os cubanos frente a frente com a Romenia que tinha participado das outras três edições do torneio. Jogando em Toulouse para cerca de seis mil espectadores, Cuba teve como grande destaque do empate em 3-3 o seu goleiro. Segundo relatos da época, Benito Carvales defendeu pelo menos seis oportunidades claras de gol dos romenos. No tempo normal a partida terminou com o placar de 2-2 com Bindea abrindo o placar para os europeus. Socorro e Fernandez viraram para os cubanos mas faltando apenas dois minutos para o fim da partida, Baratki empatou a partida levando-a para a prorrogação. No tempo extra, nova igualdade com gols de Bindea e Tunas. Não exisita disputa por pênaltis na época então um novo jogo foi marcado.




Quatro dias depois as equipes se reencontraram no mesmo estádio. O grande Carvales não disputou a partida pois se encontrava comentando um jogo para a radio cubana. No seu lugar entrou Ayra que também fechou o gol segundo os jornais cubanos da época. A épica vitória cubana veio de virada. Dobay abriu o placar para os europeus na primeira etapa mas Socorro e Oliveira comandaram a primeira vitória caribenha na historia das copas além de ter sido a primeira seleção da CONCACAF a vencer e avançar de fase em um mundial disputado no velho continente. Amanha contaremos como terminou a epopeia cubana em solo francês. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes